BBB 22: 10 segredos sobre a estratégia genial da TV Globo
Entenda por que o Big Brother Brasil 22 já é o mais lucrativo da história - e os responsáveis somos nós.
A TV Globo se reinventou para a estreia do Big Brother Brasil 22, com foco na representatividade e no diálogo pelas redes sociais. O programa ainda nem foi ao ar - oficialmente - e já rendeu à emissora mais de R$ 600 milhões somente em patrocínio, sendo considerado o mais lucrativo da história dos BBBs! 😱 Eu fiquei curiosa para entender o motivo dos números estrondosos desta edição - teve brother que já ganhou 2 milhões de seguidores antes de entrar na casa, pasme - e fiz uma pesquisa para "ligar os pontos".
Quer descobrir por que isso está acontecendo? Eu vou te contar agora:
Mudança de marca: do Plim ao Play
Em dezembro a TV Globo anunciou uma mudança na identidade de marca com foco no diálogo e na representatividade.
“Para a mudança na identidade visual quisemos refletir toda a proximidade com o público que a marca TV Globo traz. Uma marca que se adapta aos novos tempos, sem perder seu DNA, que é forte e consistente”, diz Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da Globo, ao Meio & Mensagem.
O que isto significa?
Uma marca consistente traz em seu DNA os valores que traduzem o propósito das suas campanhas. Primeiro "se prepara o terreno" para que a linguagem faça sentido! Este é um excelente exemplo de marca que entende o zeitgeist da era híbrida em que vivemos, pois no digital todos tem voz. Aproveite a oportunidade para repensar sobre a identidade da sua marca. Busque entender os hábitos de consumo das pessoas no "agora"!
Economia da nostalgia
A nostalgia é o tema principal das campanhas do BBB 22, desde a decoração da casa à produção audiovisual dos conteúdos compartilhados em multiplataforma. Esta tendência mercadológica foi impulsionada pela pandemia como um dos escapes para manter a saúde mental estável (2020 foi o ano do eterno #tbt).
O que isto significa?
Segundo pesquisas, o ser humano sente nostalgia pelo menos 1 vez na semana. Muitos associam esses sentimentos com negatividade e solidão mas, na verdade, a nostalgia faz as pessoas se sentirem melhor e pertencentes a algo. O fortalecimento desta tendência reflete a nossa busca pelo passado, num resgate às nossas memórias afetivas. Observe ao seu redor e verá que marcas de diferentes nichos tem desenvolvido campanhas com esta linguagem, fortalecendo o relacionamento com o(s) seu(s) público(s). A Lego é um belo exemplo disso.
Storytelling, gamificação e buzz nas redes sociais
A campanha pré-programa foi marcada por spoilers, retrospectivas e pistas misteriosas sobre os brothers, gerando buzz nas redes sociais sobre como será esta edição. A curiosidade e o desejo fez com que as pessoas entrassem no jogo gerando mídia espontânea para a marca.
Diálogo e representatividade
Os brothers do BBB 22 são influenciadores de todos os nichos: atleta, modelo, miss, ator, trans, patricinha, médico, estudante e até professora de biologia. Eles representam o diálogo com diferentes gerações, classes sociais, identidade de gênero e orientação sexual.
Investimento em Streaming
O Big Brother Brasil 21 foi marcado por problemas na transmissão no Globoplay, que travava com o efeito 'rajada de tráfego', como consequência do alto volume de usuários que tentaram acessar a plataforma simultaneamente. Foram mais de 430 milhões de horas assistidas, sendo 350 milhões em live streaming e 2,4 bilhões de plays. Isto fez com que a emissora buscasse alternativas para ampliar a sua própria rede de distribuicao digital, por meio de parceiros, como você vê a seguir.
Parceria com o Google
Graças a um acordo entre Google e Globo, a emissora irá levar boa parte de suas operações digitais para o Google Cloud, evitando problemas de transmissão e ampliando a sua própria rede de distribuição digital. Isso evitará problemas de transmissão e ajudará a alcançar as expectativas de faturamento.
Marcas patrocinadoras que dialogam com todos os públicos
As marcas patrocinadoras conversam com todos os públicos e, obviamente, são selecionadas a dedo para que seja mantida a identidade do programa. Este ano, a grande novidade é a parceria com o TikTok. Outras marcas patrocinadoras: Above, Engov, Quinto Andar e McDonald’s (Cota Brother – R$ 11,8 milhões); C&A, Amstel, P&G e Seara (Cota Camarote – R$ 69,4 milhões); Americanas, Avon e PicPay (Cota Big – R$ 91,9 milhões). 😱
Pegando carona na onda
Todo mundo sabe que o Twitter ferve durante o BBB. A marca, que não é boba nem nada, entrou na conversa e lançou um guia oficial ensinando como outras marcas podem aproveitar a oportunidade para crescer de forma orgânica.
6 dicas para entrar na conversa e crescer de forma orgânica:
1. Crie conteúdos para redes sociais com a temática do programa
2.Use a criatividade para falar sobre temas relevantes para a sua área de atuação e atrair as atenções, mostrando autoridade e credibilidade no que você faz, ou no que a sua marca oferece;
3. Comente em perfis com alto engajamento - especialmente no instagram;
4. Crie uma pasta no instagram com perfis que falam sobre o BBB e acompanhe os posts, comentando e conversando;
5. Aproveite uma pauta quente sobre o programa e desenvolva conteúdos relacionados;
6. Busque a hashtag do programa ou um assunto nos trending topics do twitter e participe de uma conversa!
Já que o mundo todo participa, por que não aproveitar também? 😉
Confira este post que fiz no meu instagram e já gerou mais de 100 compartilhamentos em menos de 24h.
O programa nem começou e já teve brother que ganhou 2 milhões de seguidores!
A divulgação em massa nas redes sociais é o foco total da emissora para esta edição, que também conta com estratégia multiplataforma. Diversos influenciadores foram convidados oficialmente pela TV Globo para comentar o BBB, inclusive uma turma que acompanho de Maceió, como a Gabi (@ricademarre) e a Gabô (@gabopantaleao), que recentemente publicaram conteúdos criados pela Globo para os seus perfis. Pela primeira vez os brothers poderão postar vídeos em seus próprios perfis durante o confinamento, imagina o buzz que isso vai gerar nas redes?
O que podemos concluir?
👩🏼🎤 A Globo entende que o público está em todos os lugares e são todes as pessoas! Não existe mais 1 único público alvo pois os canais digitais abrem espaço para que as pessoas se sintam representadas independente de faixa etária, identidade de gênero e orientação sexual.
🎬 Este entendimento fica bem claro através dos conteúdos da campanha Big Brother Brasil 22, compartilhados em estratégia multiplataforma/omnichannel (observe que para cada canal há uma linguagem específica, voltada para o público que consome o conteúdo daquele canal. Ex: YouTube, Instagram, TV…).
🤞 De um lado observamos a representatividade que a globo promove com a campanha desta edição; do outro, a responsabilidade dos participantes em construírem a sua própria história, correspondendo as expectativas de quem se sente representado por eles. A responsabilidade é grande!
🥇 A meu ver, esta edição do BBB já está sendo a melhor da história pois ela representa um pouco (ou muito) de cada um de nós.
🗣 Aproveite para participar da conversa sobre o #BBB22 e crescer de forma orgânica e, antes que você decida participar de qualquer movimento de cancelamento, lembre-se que do outro lado existem pessoas reais, que merecem ser respeitadas - assim como você.
Eu tô ansiosa pra ver o que vai rolar, e você? 🥳🔥🌟