Expo 2020 Dubai: uma estratégia de marca Human Centric
Conectando mentes, criando o futuro
Estamos acompanhando o maior e mais tradicional evento do mundo sobre inovação, tecnologia, cultura e sociedade, a Exposição Universal, organizada pelo Bureau International das Expositions, que acontece há mais de 170 anos. A Expo 2020, que este ano acontece em Dubai, traz consigo a gigante responsabilidade de dialogar e atender aos novos hábitos advindos do momento atípico que vivemos.
A Exposição Universal carrega uma história de transformação e já foi palco de grandes inovações dos quatro cantos do planeta como o telefone, a televisão, a máquina de raio-x e até a Torre Eiffel, que em 1889 foi construída para receber a Exposição Universal enquanto Paris sediava o evento. Outro marco histórico foi a "Batalha das Correntes" durante a EXPO de 1983 em Chicago, onde a disputa entre Thomas Edison e Nikola Tesla sobre o contrato para iluminar a Expo concedeu, a este último, a vantagem para exploração comercial da sua patente, a corrente contínua, mudando a forma como a energia elétrica é usada nos dias de hoje.
O tema da EXPO 2020 Dubai é "Conectando mentes, criando o futuro" e traz consigo 3 pilares: oportunidade, sustentabilidade e mobilidade. Este evento tem o intuito de promover o diálogo sobre as mudanças que a sociedade está vivendo à época em que acontece, promove transformações em todas as indústrias e apresenta soluções que só passaram a existir porque nós temos problemas a serem resolvidos. Todas as inovações apresentadas atendem as nossas necessidades de consumo.
Pelo que pude perceber, a estratégia de marca da Expo Dubai foi pensada no conceito Human Centric. Em outras palavras, eles primeiro entenderam as necessidades das pessoas para, então, construir as soluções.
O que vai acontecer com o mundo quando a EXPO 2020 terminar?
O conglomerado construído para receber a Expo se transformará em um distrito independente com capacidade para até 145 mil pessoas viverem. O projeto do District 2020 coloca em prática os 3 pilares, promovendo a sustentabilidade, gerando oportunidades e viabilizando a mobilidade, num modelo work-life-balance de cidade inteligente com um ecossistema de inovação sustentável centrado no ser humano.
80% do conglomerado da EXPO se transformará neste novo distrito, acelerando a economia e a adoção do modelo de Smart Cities pelos 7 emirados da federação dos Emirados Árabes.
As políticas públicas do Distrito 2020 tem como propósito o “compartilhamento para o crescimento”, desenvolvendo pessoas e negócios. O projeto, que tem previsão de conclusão em outubro de 2022, tem como foco o crescimento industrial de forma colaborativa, fomentando a parceria entre empresas e pessoas para o desenvolvimento de novas soluções em tecnologias emergentes. As soluções apresentadas beneficiam o convívio em sociedade, através de uma comunidade urbana com infraestrutura inteligente e soluções em mobilidade.
Com estruturas físicas e digitais interconectadas, o distrito reunirá de empresas Fortune 500 à PMEs e incubadoras para facilitar o seu crescimento. Sem dúvidas o modelo de Smart City do District 2020 servirá como mola propulsora para a transformação nos quatro cantos do mundo.
O propósito da Expo Dubai faz com que o mundo perceba a necessidade de mudança para acompanhar os novos hábitos, pois são as pessoas que fazem a roda girar, a economia crescer e, como consequência, cidades e países se desenvolverem.
Eu busco implementar este “conceito” Human Centric em todas as estratégias de marca que desenvolvo. Precisamos ouvir as pessoas e atender as suas necessidades como ponto de partida, desta forma o ganho financeiro será uma “simples” consequência.
Eu acredito em um mundo Human Centric onde pessoas e marcas dialogam e constroem relacionamentos, numa relação de troca para o desenvolvimento e fortalecimento de ambos os lados. E você?