Coca-cola: a marca mais escolhida do mundo pela 9ª vez consecutiva

Dados do ranking global da Kantar "Brand Footprint 2021" que analisou o crescimento de marcas FMGC.

Clarissa Antunes 03/06/2021

Pelo 9º ano consecutivo a Coca-cola aparece no topo do ranking das marcas mais escolhidas do mundo do relatório global da Kantar “Brand Footprint 2021”. O estudo analisou mais de 23 mil marcas, englobando consumidores de 54 países dos cinco continentes incluindo o Brasil, com alcance de 73% da população mundial e cobertura de 89% do PIB global.


SEMPRE ROTULADA²

Marca do capitalismo? Fórmula secreta? Estereótipos? Por muitas vezes rotulada no sentido literal e figurativo, ainda assim a Coca-cola foi escolhida 6,5 bilhões de vezes pelos consumidores segundo o relatório da Kantar, que avaliou o crescimento das marcas FMGC - Fast-Moving Consumer Goods ou, numa tradução, bens de consumo embalados.

Ativação de marca da Coca-cola na Times Square, NY, EUA


Segundo leitura do relatório feita pela Propmark
, assim como em 2019, a Colgate manteve a vice-liderança no ranking, sendo escolhida 4,3 bilhões de vezes, e o terceiro lugar ficou com a Lifebuoy (marca da Unilever especializada em sabonetes bactericidas), apontada mais de 3 bilhões de vezes.A lista com as 25 maiores marcas inclui também, por ordem, Maggi, Lays, Pepsi, IndoMie, Dove, Sunsilk (Seda), Nescafé, Vim, Knorr, Nestlé, Lux, Sunlight, Dettol, Downy, Heinz, Brooke Bond, Oreo, Kinder, Head & Shoulders, Sprite, Pepsodent e Kraft.

O Kantar Worldpanel usa uma métrica chamada CRP (Consumer Reach Points) ou "Pontos de Alcance do Consumidor", que mede quantas famílias ao redor do mundo estão comprando uma marca (sua penetração) e com que frequência (o número de vezes que os compradores adquirem a marca).

MULTICANALIDADE

O curioso é que eu caí de paraquedas neste relatório da Kantar numa pesquisa de imagens da Coca-cola pelo unsplash.com. Nos resultados desta pesquisa eu encontrei dezenas de rótulos com idiomas e sabores diferentes, consumidos por pessoas de raças e sexualidade distintas, com a marca impressa em produtos como garrafas, latas, carros, freezers, itens de vestuário, letreiros gigantescos e até bancos de praça.

A minha constatação foi que, além do grupo Coca-cola desenvolver campanhas com mensagens que abordam sobre diversidade, inclusão e conscientização eles sabem, acima de tudo, dialogar com diferentes culturas, classes sociais e entendem os padrões de comportamento do mercado dos países em que distribuem.

As pessoas se tornam propagadoras da marca intuitivamente e organicamente porque além do sabor, eles convidam à autorreflexão e se fazem presentes em todos os momentos do dia com a sua mensagem.


FEITA POR PESSOAS, PARA PESSOAS

A Coca-cola é puro branding, posicionamento, storytelling e representatividade. Quem lembra que em 2019 o urso polar da marca convidou amigos para celebrar a diversidade?

Pela primeira vez na história da marca, o icônico urso polar da Coca-Cola apareceu acompanhado por ursos de outros continentes: um urso preto, um urso marrom e um urso panda. A mensagem foi a celebração da diversidade e a união, onde os ursos apareceram compartilhando uma Coca-Cola, um produto disponível em todas as partes do mundo.

A campanha foi às ruas em janeiro de 2019, na Alemanha. A mensagem foi espalhada em outdoors digitais, estações de trem e outras locações especiais para atingir o público, sempre em locais de alto fluxo de pessoas com o intuito de espalhar a mensagem para todos os tipos de pessoas.

Os créditos da campanha são da Heimat Berlin para Coca-cola Alemanha.

O slogan da campanha trazia a mensagem:

“Podemos parecer diferentes. Mas há mais que nos une do que nos divide.”

Que esse posicionamento sirva de inspiração para você que precisa entender que nem sempre o seu público será um só. Primeiro entenda as pessoas e aí sim, pense em vender. Desta forma você vai transformar as pessoas em reais propagadoras da sua mensagem de forma orgânica e será muito mais real.

Deixei uma galeria de fotos abaixo, com as imagens encontradas na minha pesquisa pelo Unsplash.

Acesse o relatório da Kantar aqui.