Prazer, Clarissa, da Cacau Comunicação!
Do Vade mecum às palavras-chave: Como começou a minha carreira no marketing digital.
Quem é a Clarissa na fila do pão?
Quem é essa pessoa que está te ensinando sobre marketing digital?
Eu vou te passar um overview sobre a minha história.
Ainda em 2010, no boom do twitter, quando estava concluindo a graduação em direito, eu descobri a rede social e, por incentivo de um amigo “essa rede social é a sua cara”, eu criei um perfil. A partir daí tudo começou a acontecer: eu construí uma rede de relacionamentos por lá que mantenho até hoje. Por conta do twitter eu dei uma entrevista para o impresso de maior circulação aqui de Alagoas, numa matéria sobre como as redes sociais faziam parte da vida das pessoas àquela época (clique aqui).
Pois é, 11 anos atrás. Imagina que em 2010 já se falava sobre isso? As pessoas já acordavam atualizando o feed de notícias pra ver “qual a boa”. Nós (eu e meus amigos) comentávamos sobre o Big Brother Brasil como loucos e as pessoas iam no nosso perfil só para acompanhar o reality. Tudo na nossa vida virava um tweet: desde as fofocas da cidade até um papo-cabeça sobre política. Assim eu fui fazendo vários bffs e a coisa cresceu.
Eu tomei gosto pelas redes sociais “tuitando” todos os dias. Até amizadx com famosos eu fiz por lá, porque eu sempre fui “adiantada” e respondia todo mundo tentando puxar papo, rs. Junto a essa injeção de dopamina veio também a inquietude. Curiosa que sou desde criança, eu comecei a observar que nem tudo eram flores. Bem na época rolou uma crise numa empresa de telefonia por conta de uma repercussão nas redes sociais com um cliente, especialmente no twitter e isso me chamou atenção. Eu comecei a imaginar como as empresas lidavam com essa situação e quis estudar sobre isso.
Já graduada em direito e trabalhando como social media para um ou dois amigos bem no mood autodidata, eu iniciei uma jornada pelos cursos de férias da ESPM São Paulo, na área do marketing digital para redes sociais. Estudei tudo que você possa imaginar: desde o básico, passando pelo monitoramento das redes, storytelling, anúncios, gerenciamento de crise na imagem (esse eu era louca pra entender)... E estudo até hoje! Sempre que eu identifico algo que quero aprender, eu vou lá e faço um curso.
Quando as pessoas me viram “oficialmente” estudando e trabalhando nessa área, tudo começou a acontecer por aqui. O boca a boca virou o canal oficial de divulgação do meu trabalho e hoje, em 2021, eu tenho mais de 80 projetos de redes sociais implementados pela minha empresa, a Cacau Comunicação (sim, é meu apelido de infância, rs).
Aí é que tá. Imagina só que você começa a trabalhar com algo que as pessoas que te contratam não entendem como funciona, e te contratam para que você faça funcionar. Só que elas querem opinar porque envolve o nome delas, da empresa/negócio delas, e elas estão no direito. Até um certo ponto. O fato de algumas vezes não conseguir executar o meu trabalho, não conseguir fazer o que sei de melhor, começou a me incomodar. A minha inquietude surgiu mais uma vez. Nessas idas e vindas à São Paulo eu descobri um mundo novo, descobri o que é, de fato, o marketing digital, que vai muito além das redes sociais.
Eu nunca acreditei que ter um perfil no instagram salvará a tua vida ou o teu negócio. É justamente por isso que eu vos escrevo agora. Em meio a uma transição de carreiras (pela segunda vez), estou cortando o cordão umbilical de ser uma “social media” para ser uma estrategista omnichannel. SIM! Eu acredito no ecossistema digital, no relacionamento e na experiência da multicanalidade. Eu sou dessas que busca, estuda e vai atrás do que a minoria está fazendo, porque eu não acredito que repetir comportamentos nos leva ao êxito. O sucesso está nas mentes inquietas que tem o propósito de mudar a percepção das pessoas sobre como elas podem ser melhores com o que elas tem. O que a maioria está fazendo nem sempre é o mais produtivo e proveitoso pra você. É assim que eu me sinto.
A partir de agora eu vou te contar como eu vejo o marketing digital e quais resultados você pode conquistar se ampliar a sua visão. Acompanhe os updates por aqui, siga o meu instagram e o perfil que criei pra ensinar sobre multicanalidade também. No meu, eu vou compartilhar o meu olhar sobre posicionamento digital. No multicanalidade eu vou compartilhar os meus aprendizados sobre esse mundo novo que estou vivivendo, ou seja, tudo sobre distribuição multicanal e omnichannel.
Como eu falava no twitter, lá nas antigas: SIGAM-ME OS BONS! ;)